quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Renovados como a Águia

Renovados como a Águia
Is 40.30,31

A ÁGUIA é a ave que possui a maior longevidade da espécie, ela chega a viver 70 anos. Entretanto, para chegar a essa idade, aos 40 ela tem de tomar uma séria e difícil decisão: Morrer ou Renovar-se! Ou seja, ela precisa entrar num processo de renovação senão ela irá morrer...)E a RENOVAÇÃO é uma das características mais interessantes e impressionantes da ÁGUIA. E exatamente por isso DAVI se expressou assim no Salmo 103:5 “ELE (DEUS) enche a tua boca de bens,de sorte que a tua mocidade se renova como a águia.E como se dá esse processo de Renovação? ... Por volta dos 40 anos a ÁGUIA começa a sentir que suas penas estão ficando velhas e enferrujadas. Começa e perceber que seu bico já não está tão afiado e forte quanto antes. Descobre também que suas garras já estão enfraquecendo ..... e aí ela toma uma decisão drástica, quase traumática, para sair deste quadro desolador.
1 – A PRIMEIRA COISA QUE A ÁGUIA FAZ PARA SE RENOVAR INTERROMPER SUAS ATIVIDADES.

Ela não prossegue o seu trabalho, seus vôos, sua caça, suas aventuras. Ela pára, interrompe suas obrigações. Fecha sua agenda e cancela todos os seus compromissos... porque ela precisa se renovar ou então morrerá!
Precisamos aprender esta lição com a águia, existem momentos em que a melhor ação é ficar parado, ouvir refletir,analisar,...
Porque ativismo sem santidade gera trovões, mas não traz a chuva fresca e restauradora. Trabalho sem santidade de vida não produz frutos que agradam a Deus.

Malaquias 1:10 – Quem há também entre vós que feche as portas e não acenda debalde o fogo do meu altar? Eu não tenho prazer em vós, diz o Senhor dos Exércitos, nem aceitarei da vossa mão a oblação

2 – A SEGUNDA COISA QUE A ÁGUIA FAZ PARA SE RENOVAR É ISOLAR-SE NO ALTO DOS PENHASCOS.

A ÁGUIA é uma ave solitária. Ela não voa em bandos, sobretudo quando está nesse processo de auto-renovação. Por isso, para se RENOVAR a ÁGUIA alça um vôo altaneiro, ela alcança as alturas mais excelsas e refugia-se no cume dos mais altos penhascos. - E ali ela fica sozinha, isolada, enfrentando a sua própria realidade.
Esta é uma lição tremenda para nós! Há momentos em que precisamos sair do meio da multidão, deixar a coletividade e mergulhar em nossa própria intimidade. Há momentos em que precisamos deixar o barulho febril dos encontros festivos para recolher-nos em um profundo auto-exame.
Gn 32.22-28 – Quando Jacó se levanta pela noite pega suas duas mulheres, suas duas servas, seus onze filhos e os passa pelo vau de jaboque, porém ele fica só;

numa noite fatídica em sua vida, quando se via encurralado pelo medo, entrincheirado pela sua consciência, ameaçado pelo seu irmão, não podendo mais prosseguir sem ter um acerto e conserto em sua vida, ficou só, no vau de Jaboque. E ali DEUS tocou a vida de JACÓ. Ali DEUS mudou seu nome, mudou sua história, mudou sua vida...

Ex 3.1 – E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Mídia; e levou o rebanho atrás do deserto e veio ao Monte de Deus, a Horebe.

foi na solidão do deserto que DEUS chamou MOISÉS para libertar o Seu povo da tirania de Faraó.

3 – A TERCEIRA COISA QUE A ÁGUIA FAZ PARA SE RENOVAR É ARRANCAR SUAS PENAS VELHAS.

A ÁGUIA, ao chegar ao cume do penhasco, começa a arrancar com o bico uma a uma as suas penas. Não poupa a si mesma desta dor intensa. As penas são todas arrancadas. Seu corpo vai ficando desfigurado à medida que ela aplica a si mesma golpes severos.
Se desejamos ter uma vida nova com DEUS, uma vida abundante, cheia de vigor e poder, precisamos também ter a coragem de descartar os pesos inúteis da nossa vida. Precisamos nos despojar das bagagem que carregamos e que nos retarda na caminhada.
Porque se queremos subir à presença de DEUS para os renovarmos, precisamos lançar fora os ídolos da nossa casa, tirar as vestes sujas do pecado e purificar a nossa vida. Portanto, é preciso ter coragem para arrancar as penas velhas que nos cobrem. É preciso ter ousadia para, no nome de JESUS, remover de nós hábitos já arraigados. É preciso ter determinação para romper e quebrar as ataduras de vícios que se inseriram em nossa vida, trazendo-nos profundo enfraquecimento!
2 Cor. 5.17—Assim que, se alguém cuida estar em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

4 – A QUARTA COISA QUE A ÁGUIA FAZ PRA SE RENOVAR É ESFREGAR O SEU BICO NA ROCHA ATÉ ARRANCÁ-LO.
A ÁGUIA não apenas arranca suas penas velhas, mas, quando percebe que seu bico já está ficando fraco, impotente e cheio de crosta, ela o esfrega fortemente na rocha, esfrega-o até ficar em carne viva. E novamente ela fica desfigurada até que dias mais tarde cresce um bico novo, forte como o aço.
A Bíblia nos diz que devemos ser atalaias da verdade e não portadores da mentira. Devemos ser pregoeiros da esperança e não arautos do caos.

Devemos ser mensageiros da paz e não instrumentos da discórdia. Nossa língua deve ser remédio e não veneno. Nossa língua deve ser canal de vida e não arma da morte.
Tg 1.26 – Se alguém entre vós cuida ser religioso e não refreia a sua língua, antes, engana o seu coração, a religião deste é vão.

Pv 12.18,19 – Há alguns cujas palavras são como pontas de espada, mas a língua dos sábios é saúde.
O lábio de verdade ficará para sempre, mas a língua dura só um momento.
Precisamos também botar a nossa boca no pó, pedindo a Deus que toque os nossos lábios com as brasas vivas do altar, tirando toda iniqüidade e impureza e derramando sobre nós a unção fresca do seu Espírito, a fim de que falemos com graça e poder.

5 – A QUINTA E ÚLTIMA COISA QUE A ÁGUIA FAZ PARA RENOVAR-SE É ARRANCAR SUAS GARRAS.

Nesse processo de renovação ela percebe que suas garras já estão fracas e impotentes. Então ela bate suas unhas com violência sobre a rocha várias vezes até que aquela camada envelhecida e calosa seja arrancada, ficando suas patas em carne viva.Todavia após esse processo de auto flagelação e quebrantamento, as garras começam a brotar com toda pujança e vigor, fortes como ferro e ela fica completamente renovada revitalizada...... e agora ela desce das alturas do penhasco para dar continuidade à sua vida e às suas atividades!!Assim devemos nós também, num sentido espiritual, afiar as nossas garras, retirando delas toda crosta calosa. Para a águia as garras são instrumentos de batalha em que ela usa para capturar suas presas, seus alimentos.Por isso para nós, nossas armas espirituais não podem ser fracas e impotentes. Precisamos estar afiados e preparados a qualquer momento para o combate. Porque a vida cristã não é uma colônia de férias, é um campo de guerra. Estamos em constante luta...

2Co 10.4 – Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para a destruição das fortalezas;





Ef 6.12,13 – porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século,contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e , havendo feito tudo, ficai firmes.

Este mundo é um campo minado pelo inimigo. O mundo jaz no maligno diz o apóstolo João. Importa portanto estarmos preparados com as garras afiadas e forte, usando as armas celestiais que DEUS nos dá.Mas para isso irmãos, é preciso subir para as alturas. Precisamos estar na presença de DEUS! Porque DELE vem a renovação, a restauração e a nossa força, como diz NEEMIAS (8:10): “A alegria do Senhor é a nossa força”.














Pb. Wellington Rodrigues
Assembléia de Deus – Yamanashi-Ken

Um comentário:

  1. Maravilhoso este estudo, realmente é o que precisamos; Aprender com a aguia.
    Para ter-mos nossos dias renovados como dantes

    ResponderExcluir