quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Filho Pródigo



“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. IITm. 3.1-5”

Temos vividos dias em que o Amor de muitos pelo Senhor e pela Obra do Senhor tem se esfriado por causa da iniqüidade. Mt. 24.12-“E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.”E que muitos estão se Apostatando da Fé.
ITm. 4.1-“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;”

O que é Parábola? É uma Narração simbólica contendo verdades espirituais ilustradas por um fato real ou possível.
Jesus Ensinava freqüentemente por Parábola. Parábola é uma ilustração da vida cotidiana, revelando verdades aos que estão com o coração disposto a ouvir e, ao mesmo tempo, ocultando estas mesma verdades àqueles cujo coração não está preparado, aos incrédulos.
Nós vamos falar hoje sobre a Parábola do Filho Pródigo.


Nesta primeira parábola o pai é um Homem rico, dotado de grande coração, cheio de amor, generoso e franco para com os seus filhos, e sem dúvida a imagem de Deus, tal como é revelada em Cristo.



O Filho mais velho tem um caráter tranqüilo,cumpre os deveres de uma vida de trabalho diário, em um caminho honesto e virtuoso, segundo o homem.
O mais jovem, ao contrário, parece ter um mau temperamento, Ele é passível, extremamente altivo, gosta de variedade e sente atraído pelo distante e exótico.



Texto Base: Lc. 15. 11-13

1º- Deixamos o Senhor ­---------- v.s. 11-13

Muitos têm tomado a mesma decisão do Filho Pródigo, não querem mais depender de Deus. Não querem mais Obedecer a Deus. Querem Viver a sua vida de acordo com as suas Próprias Vontades, querem Viver da forma que eles acham que é certo. Querem ser Senhores da sua Vida. Não querem Mais Levar a Cruz, acham pesada demais e desnecessária, se cansam.
Quando deixamos Deus para buscar os nossos próprios interesses nós erramos, nós entristecemos a Deus.
Jr. 2:5-“Assim diz o SENHOR: Que injustiça acharam vossos pais em mim, para se afastarem de mim, indo após a vaidade, e tornando-se levianos?”
Jr. 2:13-“Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas(rachadas), que não retêm águas.
Ao deixar Deus nós desperdiçamos todas as coisas que Deus nos tem dado, os dotes Físicos, Intelectuais e Espirituais.
É muito perigoso quando deixamos Deus para buscar os prazeres do mundo e os prazeres da carne. Isso nos trás muitas conseqüências. Quando abandonamos Deus deixamos o caminho livre para o diabo nos influenciar a pecar e destruir nossas vidas.

Ex: O Povo de Israel.
Deus livrou o Povo de Israel do Egito.
Êx: 12:37-“Assim partiram os filhos de Israel de Ramessés para Sucote, cerca de seiscentos mil a pé, somente de homens, sem contar os meninos.”
Deus guiou o Povo pelo caminho.
Êx: 13:21-“E o SENHOR ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite.”
Deus faz o mar se abrir para o Povo de Israel Passar.
Êx; 14:21-“Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o SENHOR fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas.”
Deus torna as águas amargas em Doce.
Êx: 15:25-“E ele clamou ao SENHOR, e o SENHOR mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces. Ali lhes deu estatutos e uma ordenança, e ali os provou.”
Deus manda o Maná.
Êx: 16:4-“Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não.”
Deus manda Carne.
Êx: 16:13-“E aconteceu que à tarde subiram codornizes, e cobriram o arraial; e pela manhã jazia o orvalho ao redor do arraial.”

E com tudo isso Israel desobedeceu a Deus e quebrou um Mandamento do Senhor:
“Não terás outros Deuses diante de mim.” Êx. 20:5
Israel quebra este mandamento Êx: 32.1,7,8- “Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu. Então disse o SENHOR a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido, E depressa se tem desviado do caminho que eu lhe tinha ordenado; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram, e ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: Este é o teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.” e a Conseqüência é: Deus manda matar todos os que tinham pecado.
Êx. 32:27-“E disse-lhes: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Cada um ponha a sua espada sobre a sua coxa; e passai e tornai pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu vizinho.”
___________________________________________________________________


2º- Conseqüências de abandonarmos Deus. --------------- Lc. 15. 14-16

Depois de gastarmos todas as coisas que Deus nos tem dado que podia ser usadas para o crescimento da Obra do Senhor, depois de gastarmos tudo aquilo que temos recebido do Senhor em coisas que não agradam a Deus. Depois que fazemos tudo o que queríamos fazer, quando achamos que encontramos a Liberdade a Felicidade, quando achamos que agora está tudo certo, as Conseqüências do nosso erro, abandonarmos a Deus, começam a aparecer. E chegam também as conseqüências dos pecados que cometemos depois de termos deixado o Senhor. As lutas começam vir, o Dinheiro acaba, e agora começa a aparecer dívida de tudo quanto é lado. As pessoas que estavam do nosso lado e que muitas vezes disseram: Pode contar sempre comigo! – já não estão mais do nosso lado. A suposta Felicidade e Liberdade que havia antes acaba. Começamos a ver tudo o que tínhamos planejado dar Errado, começamos a Viver uma vida de Fracassos e derrotas, desilusão e tristezas. Já não temos paz e nem alegria de viver.

Esse é o resultado da nossa decisão. A palavra do Senhor diz que Deus não tem o culpado por inocente. Êx. 34.7- “Que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniqüidade, e a transgressão e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até à terceira e quarta geração.”, e que aquilo que plantarmos nós colheremos.
Gl. 6.7 –“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

Ex: A Desobediência e a Queda do homem no Jardim do Éden.

Deus deu uma Ordenança:
Gn. 2. 16-17- “E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”

Eva e Adão desobedecem a Deus. Gn. 3. 1-6

As conseqüências da desobediência deles foram:

Para a mulher:

Deus pos inimizade entre a serpente e a mulher. Gn. 3.15
Deus multiplicou grandemente a dor do parto. Gn. 3. 16

Para o homem: Gn. 3.17(ler)

No Suor do teu rosto Comerás. Gn. 3.19

Para ambos:

O Senhor os lança fora do Jardim do Éden. Gn. 3. 22-23.


Eles agora tinham que construir a vida deles com as Próprias Mãos.

__________________________________________________________




3º- Arrependimento. ------ Lc. 17-19




Por Mais que temos Pecado, entristecido a Deus, ofendido o Senhor, Deus nos concede mais uma chance: Ainda há uma Esperança: Voltar

Tudo o que temos que fazer é:

Reconhecer: Que erramos, reconhecer que pecamos, que distanciamos de Deus. Para isso nós podemos contar com a ajuda do Espírito Santo. A palavra do Senhor diz que é o Espírito que convence o homem do pecado. Jo. 16.8 - “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.”
Arrependermos: Com sinceridade de tudo aquilo que cometemos.
Humilharmos: Perante a face do Senhor.
Pedirmos perdão: para os nosso pecados.

Por que o senhor Diz em sua palavra através do Profeta Isaías.
Is. 1.18 – “Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.”








4º- Tornando para Deus ----------------Lc. 15.20-21




Deus está esperando que tomemos uma decisão. Deus nos está dando mais uma chance de nós nos achegarmos a ele para que ele possa perdoar os nossos pecados e restaurar a nossa comunhão com ele, Por que foi para isso que Deus enviou Jesus Cristo. O Sacrifício que Jesus fez na Cruz foi para que a nossa comunhão com Deus fosse restaurada. IS. 53. 4-7- “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.” Deus não criou o homem para viver longe dele. O homem é uma criação especial de Deus, não é um produto da Evolução. O homem e a mulher foram criados à Imagem e Semelhança de Deus. Gn. 1.26 -“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.” Deus nos criou para vivermos em comunhão com Ele.
Deus está de braços abertos nos esperando. A Palavra do Senhor Diz que há uma Festa no Céu quando um pecador se arrepende.
Lc. 15.7,10- “Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.”

Deus quer Restaurar a nossa Aliança com ele, Deus quer nos Renovar. Deus quer Restituir tudo aquilo que Satanás nos roubou.

É só Reconhecermos que estamos longe e nos Arrependermos, nos Humilharmos e Orarmos ao Senhor e pedir a Ele nos Perdoar. Voltarmos para Ele, nos convertemos a ele de todo o nosso coração. Então tudo o que estiver fora do lugar na nossa Vida, Deus vai arrumar. As Portas novamente vão se abrir. E o mais importante deus vai nos perdoar e nos sarar.
IICr. 7.14-“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.”.







5º- Amor Incondicional de Deus – Perdão e Restauração ------- Lc. 15. 22-24

Hoje o Senhor quer nos Renovar, quer nos dar vestes novas, quer colocar em nossas mãos um lindo Anel, e quer nos dar Sandálias novas.

Hoje Deus quer nos Vestir com:
Veste de Santidade: De pureza. Todos querem um Evangelho sem mudanças, sem transformação, sem compromisso, despreocupado. Mas o Evangelho de Cristo é um Evangelho de impacto, transformação, mudança de vida, desejo de santificação e pureza. Sem está santificação não se poderá ver ao senhor, nem entrar em sua presença conforme Hb. 12.14-“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;”
Veste de Unção: A unção foi essencial na vida de Davi, na vida de Elias, Eliseu, enfim na vida de todos os Heróis da Fé. Deus nos quer dar uma unção completa. Sl. 133.2 –“É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.” Sem a unção a igreja para, não cresce, não há frutos, nem manifestações de Deus. A unção é necessária para manter o Cristão em pé na presença de Deus, para impulsioná-lo a pregar, testemunhar, e ganhar almas para Deus.
Anel: Deus quer Restaurar a nossa Aliança com ele, refazer o nosso compromisso com ele.
Sandálias.: Simbolizam o poder do Espírito, pelo qual podemos andar em novidade de vida. Rm. 6. 4- “De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” Novidade expressa qualidade ou caráter de novo, originalidade, singularidade. Nosso Pai deseja que vivamos com originalidade, com criatividade.

Deus quer ressuscitar você que está Morto Espiritualmente, que está afastado da comunhão com Deus.

A descrição que Jesus fez da reação do pai diante da volta do filho, nos ensina verdades importantes:

1º- Deus tem Compaixão dos Perdidos por causa da Triste condição deles.
2º- O Amor de Deus por eles é tão grande que nunca cessa de sentir pesar por eles e esperar sua volta.
3º- Quando o pecador, de Coração, volta para Deus, Ele(Deus) sempre está plenamente disposto a acolhê-lo com Perdão, amor, compaixão, graça e os plenos direitos de um Filho.
Jo. 1.12 – “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;”

Os benefícios da morte de Cristo, a influência de Espírito Santo e a graça de Deus estão à disposição daqueles que buscam a Deus.

4°- A alegria de Deus pela volta dos pecadores é incomensurável.
Lc. 15. 6,7,10- “E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.”

Conclusão
Não vamos ser como o Irmão mais velho do filho Pródigo, que servia a seu pai há tantos anos, guardava os mandamentos dele, nunca transgrediu nem uma mandamento de seu pai. Só que tudo isso no exterior, porque interiormente ele estava longe, ele não estava nem aí.
Não Vamos exteriormente guardar os mandamentos, e interiormente estarmos longe de Deus, e dos seus propósitos para o seu Reino. Lc. 15.28-30 –“Mas ele se indignou, e não queria entrar. E saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos; Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário